quarta-feira, 10 de novembro de 2010

REVELAÇÕES


O Espelho e a Verdade se casaram há muitos anos, mas nem sempre era uma relação harmônica. Eles sobreviviam de revelar às pessoas o que verdadeiramente eram. E aí morava a raiz do problema do casal, cada dia que passava, menos as pessoas queriam saber sobre suas essências.
O mundo se tornava a cada dia mais um lugar perigoso para viver, muito mais ainda para se saber a verdade sobre si mesmo.
E as brigas do casal pioraram.
A Verdade quis dar um tempo na relação. Precisava respirar novos ares, conhecer pessoas, se redescobrir...
O Espelho teve uma crise de identidade, afinal quem era ele? Só exibia os outros e se perdia nas imagens que refletia.
A separação foi inevitável.
A Verdade quis recuperar a fase de solteira, sair com amigas para a balada, paquerar sem compromisso. Sua grande amiga, a Maturidade achava melhor ela rever o que estava fazendo, conversar com o espelho e recuperar seu casamento. A Verdade não quis ouvi-la, achou-a chata, precisava de amigas mais novas, mais divertidas e acabou conhecendo a Mentira.
Parecia ser a amiga ideal, divertida e sempre disposta a apóia-la.
Um dia, enquanto fazia comprar com sua nova amiga, entre uma loja e outra, cruzou com o Espelho. Só para esnobá-lo resolveu se espelhar e aproveitar para exibir sua nova amiga e nova vida.
___ Espelho meu, conheça minha nova amiga, a Mentira.
___ Quem é você?
___ Oras, sua ex-esposa. Não me reconhece mais? – Diz a Verdade toda entristecida.
___ Com esta sua amizade, só vejo a Hipocrisia. Minha ex-esposa se chama Verdade. Vocês são diferentes. Adeus.
E o Espelho a deixou.
Mas a Verdade queria mais amigos e conheceu o Medo. Ele era mais retraído, mas legal.
Voltou a procurar o Espelho, não iria desistir da idéia de esnoba-lo.
___ espelho meu, conheça meu novo amigo, o Medo.
___Quem é você?
___ Oras, sua ex-esposa! De novo não me reconheceu?!
___ Na minha frente, com esta amizade ao lado, só vejo a Ignorância. Vocês são diferentes, adeus.
Mas agora já era demais para a Verdade. Quanta insolência!
Iria expandir mais suas amizades e conheceu o Orgulho. Tão chique, tinha status e poder. Era com este que acabaria com o espelho e lhe faria muita inveja e ciúmes.
___ Espelho meu, conheça meu novo amigo, o Orgulho.
___ Quem é você?
___ Ah, não!! Ainda não me reconhece?
___ Na minha frente, com esta amizade ao lado, só vejo a Soberba. Vocês são diferentes, adeus.
A decepção da Verdade por não ter sido reconhecida pelo marido foi tão grande que chorou. E quando entrou em Depressão por causa disto, os novos amigos a abandonaram. Ela deixou de ser útil, não iriam ganhar mais nada ao lado dela.
Quem cuidou da Verdade e a ajudou a se restabelecer foi sua velha amiga, a Maturidade. Foi assim que percebeu quem realmente a amava. Percebeu que amigos mesmos podem discordar da gente, podem brigar com a gente, mas se jogam no buraco que já estamos só para nos fazer companhia, mesmo que não possam fazer nada para nos tirar dela. Foi isto que a Maturidade fez e a Verdade conseguiu se recuperar.
Quando estava melhor, a maturidade levou-a para tomar um sol na praça e ver gente, quando coincidentemente cruzou com o Espelho.
___ Espelho meu, você se lembra da minha velha amiga, a Maturidade?
___ Quem é você?
___ Ai que desgraça! Nunca mais você me reconhecerá!
___ Eu vejo à minha frente a mais linda jóia: a Sabedoria. É com esta que eu quero me casar.
___ Casar? Comigo? – a Verdade não cabia em si.
E na felicidade de reconhecer que não vivia sem seu Espelho, nem se importou dele não se lembrar dela. Só queria seu Espelho de volta e começar um novo casamento.
___ Eu sempre soube que era você, a Verdade o tempo todo. Nunca deixei de reconhece-la.
Num dia qualquer, o Espelho soltou esta frase quando a Verdade não esperava.
Ele continuou dizendo que nunca havia deixado de perceber que era ela , mas as novas amizades a transformavam e a Verdade se mostrava conforme a união que estabelecia. Disse ainda que sofreu muito com a ausência dela, pois descobriu que ao lado dela refletia a essência das pessoas e esta era a sua verdadeira identidade. Mas longe dela, só refletia a aparência. Passou a ter mais pessoas a procura-lo, mas descobriu que preferia a qualidade dos poucos na essência, do que os muitos na aparência.
E o casamento deles ficou mais fortalecido.
A verdade aprendeu que são nas vinculações das amizades que você se molda em formas que vão definir o rumo que vai tomar, as prioridades que vai ter e a quem vai se unir. Aprendeu acima de tudo a escolher quem deseja ter do seu lado.
E o espelho aprendeu que carregamos muito do outro em nós e muito de nós no outro. Que ser individual não quer dizer isolado. Portanto, não conseguimos viver tão afastados e sem necessidade do outro assim.
Espelho e Verdade juntos novamente.
Continuaram a ser pouco consultados, pois os humanos temiam saber a verdadeira essência que exalavam. Mas eles observaram que havia duas categorias de pessoas mais corajosas, mais estruturadas para suportarem saber quem realmente eram: as crianças e os loucos.
E estes passaram a ser admirados pelo casal, pela humildade com que aceitavam sua imagem refletida, mas com a sinceridade de quem sabiam que podiam brincar com ela, que podiam modifica-la e se melhorar como gente.
Os humanos normais e sensatos tem muito a aprender com eles.



Nenhum comentário:

Postar um comentário