quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ENCONTROS

 

Ele andava cansado de ser o centro das atenções de tantas estórias de terror. Em todas seu nome era citado.
O Senhor Mistério sentia um tédio paradoxal: de tanto ser buscado, falado, escrito e visto nos cinemas, já havia perdido o mistério, o encanto.
Ele arrumou sua bagagem e decidiu ir embora, achar um sentido, encontrar quem ou o que lhe desse brilho novamente.
E o Senhor Mistério encontrou na sua estrada uma criança e por ela se encantou.
Quem sabe estaria ali um encontro divertido!?
___ Oi criança, qual é o seu nome?
___ Mimado.
___ Quem lhe escolheu este nome?
___ A vida. Pois tudo o que quero eu choro e consigo.
___ Quer viver ao meu lado?
___ Você vai me dar tudo o que quero?
___Não e posso te fazer sofrer.
___ Então vá embora, porque só fico com quem me dá tudo o que quero e façam as coisas do meu jeito.
E o Senhor Mistério se retirou.
A criança mimada preferia o egoísmo a ele. Não era perto de pessoas assim que desejava ficar.
Andando mais um pouco, o Senhor Mistério encontrou na sua estrada um homem com ares ocupado, parecia ser um sujeito legal.
Quem sabe estaria ali um encontro de verdadeiros amigos!?
___ Oi amigo, qual é o seu nome?
___ Negócios.
___ Quem lhe escolheu este nome?
___ Ávida. Porque tudo o que sou é o dinheiro que comprou. Vivo para negociar e aumentar minha riqueza.
___ Quer viver ao meu lado?
___ O que vou ganhar com isto? Meu dinheiro vai aumentar com esta parceria?
___ Não e eu posso lhe fazer sofrer.
___ Então vá embora, porque só me interessa quem pode me fazer ganhar mais, ter mais status e poder.
E o Senhor Mistério se retirou.
O homem de negócios preferia o materialismo a chance de viver o mistério. Não era perto de pessoas assim que desejava estar.
Andando mais adiante encontrou na sua estrada a moça mais bonita que já viu, se apaixonou de um jeito único.
___ Oi moça linda, qual é o seu nome?
___ Vaidade.
___ Quem lhe escolheu este nome?
___A vida. Porque não vivo sem os espelhos e sem a confirmação de que sou a mais linda de todas. Pois minha beleza é perfeita.
___ Quer viver ao meu lado?
___ Você vai me adorar como a mais linda?
___ Não e posso lhe fazer sofrer.
___ Então vá embora, porque só me interessa quem possa adorar minha beleza. Pois sou irresistível e belamente perfeita.
E o Senhor Mistério se retirou.
A moça bonita preferia o narcisismo a oportunidade de viver o mistério. Não era perto de pessoas assim que desejava estar.
Pensou em desistir de sua busca, afinal as pessoas não se interessavam muito por ele. Mas foi quando viu uma mulher vindo em sua direção. Quem podia ser? Não se parecia com nada igual e ao mesmo tempo nada a diferenciava do resto dos outros. Que tipo de encontro poderia ter com alguém assim?
___ Oi, qual é o seu nome?
___ Estou tentando descobrir.
___ Você não sabe como se chama?
___ Me chamam de muitas coisas, mas me pergunto se eles realmente me conhecem. Eu sei como me chamo, mas nem todas as pessoas ouvem meu nome.
___ Mas quem lhe escolheu seu nome? É tão diferente assim?
___ A vida. E ele não é diferente, é simples,é sem graça. E justamente por isto é que não sou valorizada. Mas eu nem ligo, sabendo eu quem sou já me basta.
___ Mesmo eu não sabendo quem é você, quer viver ao meu lado?
___ Você vai estar pronto para conviver com alguém que terá que descobrir diariamente quem é?
___ Quero correr o risco. E você estará pronta para conviver com algo que pode te fazer sofrer?
___ Quero correr o risco.
E assim o mistério se uniu à mulher.
E quando ele afogou-a na angústia, ela aprendeu a nadar...
Quando ele queimou-a com o fogo das paixões, ela aprendeu a se esfriar...
Quando ele soterrou-a com a terra do medo, ela aprendeu a cavar...
Quando ele jogou-a do cume de uma montanha, ela aprendeu a voar...
Quando ele colocou-lhe uma corda no seu pescoço para enforca-la, ela aprendeu a laçar e laçou o coração do Senhor Mistério.
Hoje eles andam juntos, vão se descobrindo a cada novo obstáculo. Para ele, ela se tornou uma mulher especial. Para ela, ele é o seu mistério.
Ah! Agora ela pode contar seu nome:
___ Maturidade.
Foi assim que as mulheres maduras, que não tem mais o vigor adolescente, nem a pele de criança, nem o pudor de uma virginal menina, passaram a exalar mistério.
Um mistério que só é desvendado para os homens que querem mais que uma moça bonita, que não vivem como crianças mimadas e que não querem morrer como meros homens obcecados por negócios e dinheiro.
São para estes homens que estas mulheres se desvendam, se mostram e ficam nas suas vidas.
Afinal, desde o dia em que a maturidade se encontrou com o Mistério, passou a existir mulheres interessantes que não nascem bonitas, se tornam ao longo da vida.
Esta estória é para lembrar que sempre existirão mulheres que ousam ser o que nem para elas mesmas teriam coragem de assumir.
São por elas que o Senhor Mistério se apaixona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário